quinta-feira, junho 14, 2007

PARQUE MAYER: 85 ANOS

(Fotografia de J. Goulart, do Arquivo Municipal de Lisboa)

A 15 de Junho de 1922, o então denominado Avenida Parque abriu as portas junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, nos jardins do palacete construído por Adolf Mayer, onde entre 1918 e 1920 tinha funcionado um clube de jogo.


O espaço foi idealizado pelo jornalista, escritor e empresário teatral Luís Galhardo, que pretendia criar um novo local de espectáculos na cidade. Para isso, associou-se a um conjunto de homens de negócios que formaram a Sociedade Avenida Parque.


Inicialmente, o recinto funcionou como parque de diversões, onde havia barracas de tiros e argolas, carrosséis, mas com o tempo transformou-se num moderno e popular recinto de diversões ao ar livre.


A afluência do público foi tão grande logo no início que acabou por substituir as tradicionais Feiras de Agosto que se realizavam no Marquês de Pombal desde 1908, como contam os escritores Jorge Trigo e Luciano Reis no livro 'Parque Mayer'.


Mas o carácter provisório do parque e o facto de apenas funcionar no Verão prejudicou muito o seu futuro e em 1930 era manifestado através do Notícias Ilustrado o desejo de melhoramento, sendo utilizado como exemplo o Parque de Atracções de Sevilha.


Sem deixar de se considerar o local como «esplêndido», punha-se em causa o «vergonhoso portão» e a «amálgama de gaiolas e pardieiros que se construíram», lê-se no livro.


O Parque Mayer tinha muitas atracções, desde restaurantes a cabaret, de cafés a casas de vendas de farturas. Em 1922, surgiu o primeiro teatro, Maria Vitória, seguindo-se o Variedades (1926), o Capitólio (1931) e o ABC (1956), contou à agência Lusa o escritor Jorge Trigo.


Além do teatro, realizavam-se no recinto bailes, exibições dos circos Royal, El Dorado e Luftman, combates de boxe, luta greco-romana e luta livre, entre outras diversões.


Na noite de Santo António em 1932, acolheu o primeiro desfile de grupos representativos de alguns bairros de Lisboa, que mais tarde foi oficializado como Marchas Populares.


Ao longo de décadas, o espaço foi considerado a Catedral da Revista à Portuguesa, por onde passaram grandes actores, como António Silva, Vasco Santana, Ivone Silva, Mariana Rey Monteiro, Beatriz Costa e Laura Alves, entre muitos outros, salientou Jorge Trigo.


«O Maria Vitória foi o primeiro teatro do recinto e é o único que se mantém em funcionamento graças à luta do empresário teatral Hélder Costa», sublinhou.


Para o escritor, o 25 de Abril de 1974, as novas salas de espectáculo, a televisão, os novos gostos, as estruturas já há muito gastas, a falta de investimento e novos empresários ditaram a morte lenta do Parque, onde a alegria de outrora deu lugar a um espaço fantasma, cheio de edifícios degradados e carros espalhados pelo local.


Nas últimas décadas foram elaborados diversos projectos para aquele espaço, que se tornou um compromisso de campanha de Pedro Santana Lopes, antigo presidente da Câmara de Lisboa, e assumido posteriormente por Carmona Rodrigues, ex-presidente da autarquia.


Santana Lopes encomendou um projecto de reabilitação ao arquitecto norte-americano Frank Gehry - autor do projecto de arquitectura do Museu Gugenheim, de Bilbao - que contemplava, além de habitação e escritórios, uma série de equipamentos culturais, mas que ficou na gaveta com a queda da Câmara de Lisboa.


«O Parque Mayer já serviu para pôr presidentes na Câmara de Lisboa (Santana Lopes) e serviu para retirar presidentes (Carmona Rodrigues)», disse à Lusa Júlio Calçada, gerente do restaurante Manel, um dos poucos que sobrevivem no recinto.


Júlio Calçada aludia à polémica permuta dos terrenos municipais da antiga Feira Popular com os terrenos privados do Parque Mayer, propriedade da Bragaparques, que conduziu a uma crise na Câmara de Lisboa que culminou com a queda do executivo presidido por Carmona Rodrigues.
Nascido e criado no Parque Mayer, Júlio Calçada está preocupado com o futuro das pessoas e estabelecimentos que sobrevivem no recinto: duas moradoras, três restaurantes, o Guarda-Roupa Paiva e o Teatro Maria Vitória.


«O que vai acontecer agora? Preocupa-me as pessoas. Ninguém se lembra delas, que são as grandes prejudicadas», lamentou.


Também o empresário do teatro Hélder Costa teme pelo futuro do espaço: «O nosso receio é que digam que só saímos daqui quando houver ordem para demolir e isso pode demorar anos».


Para o escritor Jorge Trigo, «o Parque Mayer, que faz parte da história da cidade, merecia mais respeito e consideração por parte dos políticos, principalmente dos que têm tido o seu futuro nas mãos».


«Respeitem a sua memória. Não é preciso projectos megalómanos. Recuperem os teatros, criem estruturas de agora e espaços de circulação», apelou Jorge Trigo, rematando: «Chega de promessas, incúrias, desleixo e passem à acção».


Para Júlio Calçada só há duas soluções: ou fazem um projecto para marcar na cidade de Lisboa, como o de Frank Gehry, ou recuperem a velha tradição, com um espaço lúdico-cultural renovado que volte a atrair pessoas àquele espaço encravado entre a Rua do Salitre, a Praça da Alegria e o Jardim Botânico.


Autor de três volumes sobre a história do Parque Mayer, o último publicado em Janeiro, Jorge Trigo afirma que o quarto volume só será editado quando o «Parque Mayer se levantar e caminhar».


A esperança do escritor está agora em quem vencer as eleições para a Câmara de Lisboa no dia 15 de Julho: «que seja eleito um D. Sebastião que venha salvar o Parque Mayer, seja num dia de nevoeiro ou de sol».


Fonte: Sol

Sem comentários: