sábado, junho 30, 2007

biclas


Com esta recente folia sobre as biclas na cidade, a Massa Critica de ontem teve um número recorde de participantes: cerca de 60 (com duas crianças!). Amanhã serão 60,000.

Mas as minhas saudações calorosas e especiais vão para os Heróis de Coimbra e para a persistência de anos de outros Heróis de Lisboa.

A Tertúlia da Plataforma para a Promoção do Uso da Bicicleta foi um momento interessante onde os utilizadores demonstraram que, em vez de insistirem na ideia de por os ciclistas em guetos separados do tráfego, o mais importante é educação e bom desenho urbano para uma utilização das ruas com civismo e respeito pelos outros e saber liderar pelo exemplo. Outra mensagem a reter: a forma mais eficiente, e com vantagem para todos, de encorajar o uso da bicicleta em Lisboa é reduzir a velocidade e o número de carros na cidade.

Se alguns de vocês tiver alguma bicicleta para arranjar ou afinar na cidade de Lisboa ou arredores, aproveito para anunciar um evento regular: a ciclo-oficina de bicicletas na rua dos bacalhoeiros a partir das 14:30H, onde estarão outros utilizadores com experiência com caixa de ferramentas para ajudar.

Com a ciclo-oficina pretende-se também formar uma oficina de ideias onde todos são convidados a participar e onde o principal objectivo seja gerar esforços para que a mobilidade em Lisboa se transforme e seja tendencialmente mais sustentável.

Local: Rua dos Bacalhoeiros - Baixa de Lisboa
Hora: 14.30H
Dias: 1º e 3º Domingo de cada mês

Próxima Ciclo-Oficina: 1 de Julho (Amanhã)

Apoios:
Junta de Freguesia da Sé
Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta

mais info:
+351 91 630 57 87

Amanhã dia 1 de Julho, haverá vídeos e debate a partir das 17H na Rua dos Bacalhoeiros, 125.

7 comentários:

Anónimo disse...

Pois já soube do sucesso, Mário
;)
http://carmoeatrindade.blogspot.com

Miguel Carvalho disse...

Já agora os heróis do Porto

Anónimo disse...

Eu, depois de ter ouvido a Arq. Roseta defender que as bicicletas possam entrar nos autocarros de Lisboa (e se calhar também nos eléctricos), gostava de saber em que autocarros a senhora costuma andar.

É que eu ando diariamente de autocarro, em 2 ou mais carreiras, e acho que para ela, ter proposto isso, é com certeza porque comeu alguma coisa que lhe fez mal.

Anónimo disse...

... acho que para ela ter proposto isso é com certeza porque comeu alguma coisa que lhe fez mal.

Mario J Alves disse...

Caro Anónimo,

Não posso comentar o que a Helena Roseta disse, porque não ouvi. Mas de facto pode haver soluções criativas para o transporte das bicicletas pela carris (não esquecer que a carris tem elevadores e neste caso particular é muito apropriado a possibilidade de transporte de bicicletas, para subir dos vales para as cumeadas). Obrigado pelo comentário e o pouco habitual cuidado nas virgulas. :-)

Já agora, as escadas do Metro deviam ter calhas para a descida/descida de bicicletas.

MJA

Anónimo disse...

Caro MJA

Eu li isto, que foi publicado na generalidade da imprensa e referido nos telejornais (e se refere ao programa eleitoral de HR):


"As bicicletas dever�o poder utilizar algumas dessas faixas (faixas bus), conforme o limite de velocidade, ter lugares de estacionamento e transporte gratuito nos transportes p�blicos - como as cadeiras de beb� e cadeiras de rodas."

Como n�o foram referidas quaisquer restri�es, d� para entender que nas habitualmente sobrelotadas carreiras que costumo utilizar e COM OS AUTOCARROS QUE EXISTEM passa pala cabe�a de algu�m que bicicletas l� atravanquem tudo. S� algu�m manifestamente fora do seu ju�zo pode propor uma coisa destas, insisto eu.

Cumprimentos de quem nada tem contra os ciclistas.

Anónimo disse...

Bici Activismo pede a Lisboetas e a Candidatos para irem votar no próximo Domingo de bicicleta
Press Release - Para divulgação imediata

Neste Domingo dia 15 de Julho de 2007 realizam-se as eleições para a Câmara Municipal de Lisboa, as quais foram marcadas por diversas iniciativas de mobilidade sustentável e onde a utilização da bicicleta foi um assunto frequentemente abordado.
A maioria dos candidatos à Câmara Municipal de Lisboa apresentou nos seus programas eleitorais, medidas de promoção do uso da bicicleta na cidade.
Inspirado em campanhas internacionais, Bici Activismo, um grupo de ciclistas e activistas de Lisboa, apela a todos os Lisboetas para se deslocarem, no próximo Domingo, de bicicleta até às mesas de voto.
Com esta acção, a qual pode posta em prática por qualquer pessoa, pretende-se aumentar a visibilidade da bicicleta na cidade e manifestar junto dos políticos o desejo de muitos cidadãos em verem concretizadas medidas que permitam uma maior utilização da bicicleta em Lisboa.

Bici Activismo contactou igualmente os 12 candidatos à autarquia e pediu-lhes que no próximo Domingo se desloquem de bicicleta até às mesas de votos onde irão exercer o seu direito cívico.

Contactos para a imprensa:
E-mail: bici.activismo@gmail.com Webpage: http://biciactivismo.blogspot.com/