domingo, maio 04, 2008

O que podemos aprender com a Suécia verde (3)


"A recolha do lixo é feita graças a um sistema automatizado subterrâneo que, com recurso a vácuo, transporta os detritos de pequenos pontos de recolha à superfície para centrais de tratamento. E há um pormenor muito sueco neste sistema: os pontos de recolha do lixo, seja papel, lixo orgânico ou combustível, estão sempre em locais bem visíveis nos jardins, em frente aos apartamentos, para que todos vejam se a separação é bem feita e nenhum lixo é deixado fora do sítio. A reciclagem é, aliás, um ponto de honra na Suécia, país que ocupa o terceiro lugar do Índice de Desempenho Ambiental, ultrapassado apenas pela Suíça e a Noruega (Portugal é 18º). Só a título de exemplo, em 2007, os nove milhões de suecos reciclaram 630 toneladas de papel, mais do dobro do que os portugueses, e 183 mil toneladas de metal (cinco vezes mais). "
NOTA: A fotografia é, obviamente, de um ecoponto em Lisboa, neste caso, em Telheiras
Público 3-5-08
ISABEL G

2 comentários:

Anónimo disse...

Duas BESTAS, nessa foto de Telheiras: os cidadãos que não hesitam em ver nos alegados ecopontos um local onde vazar o seu inenarrável embrutecimento (é muito mais fácil ali deixar o lixo, no chão, do que aceitar o trabalho de o retalhar por forma a caber nos receptáculos; tal como dá imenso jeito para ali o deixar, mesmo que, de toda a evidência!, já não haja espaço); a CML, ou seja lá quem for que tenha a responsabilidade na recolha do lixo (neste país, na hora de verdade, ninguém - nos poderes públicos - é responsável por coisa alguma), que para ali, e em tantos outros sítios, colocou os ditos ecopontos, num magnífico exercício de demagogia e, com isso, se achou dispensada de ulteriores responsabilidades.

Desde logo aquela, de todas a mais básica, de assegurar a regular - na medida das efectivas necessidades e não de uma qualquer autista calendarização! - recolha dos detritos aí acumulados.

É a cidade - o país - que temos. Uns merecem os outros.

Mas consta que na Suécia faz frio...

Costa

Julio Amorim disse...

Tenho aqui um ecoponto a poucos metros de casa que por vezes fica um pouco como o da imagem. Os brutinhos que sujam são cada vez mais e, já estamos a anos de luz das décadas de 60-70. O Município de Göteborg realizou uma "campanha" há poucas semanas que consistiu em não limpar as ruas durante 5 dias. Isto para que a cambada de porcos que por aqui também anda....se apercebe-se melhor da porcaria que vai fazendo.
Diga-se que é raríssimo ver alguém de idade deitar lixo para o chão. Já os jovens é outra conversa....