domingo, julho 08, 2007

Dois protestos em formato de pregão e dois registos para mais tarde recordar

Oh, freguês, é uma vergonha!
Lisboa merecia melhor.
O País merecia melhor...
.
Ponto I
O meu protesto formal e frontal

Tenho pena. Lamento. Pesa-me ter de escrever este post. É um post de pura indignação e revolta. Escrevo-o ao abrigo da Constituição da República. É pena, mas já não sabemos se há bufos e quantos e onde. Se lhes dão ouvidos e para quê. E tudo isso nos revolta, sejam quais forem as respostas.

DECLARAÇÃO EM FORMA DE PROTESTO

1.
Ok. Obrigado. Que vergonha no meu País. Agora já tenho a lista. A lista de Pignatelli. A lista de Sócrates. A lista dos locais onde posso criticá-lo. Sei agora que há três locais onde o posso fazer: em casa, na esquina e no café.

2.
O mundo está a tornar-se perigoso para a malta dos blogs. Um deles, o do Portugal Profundo, já vai com dois inimigos de peso. Sócrates, por causa da Independente e do curso de engenharia, e Paulo Pedroso, por causa da Casa Pia. Com n processos em cima.

3.
Eu acho que Sócrates é mentiroso - como foi dito por 25 mil em Guimarães. Prometeu n coisas e fez tudo exactamente ao contrário. Se eu fizesse isso queria que me chamassem mentiroso. Em Guimarães, eram 25 mil. Que, por ter mentido, lhe chamaram mentiroso. E que deviam tê-lo dito também em inglês para que lá fora se soubesse do que estamos a falar: Lier! I think you lied us.

4.
Não estou em casa, nem na esquina, nem no café.

5.
E agora? Vão perseguir-me também?
.
PROTESTO, EM NOME DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO CONQUISTADA POR BOA PARTE DA HUMANIDADE DESDE HÁ MAIS DE 200 ANOS, GRADUALMENTE EM CADA VEZ MAIOR NÚMERO DE LUGARES E AQUI HÁ PELO MENOS 30 E TAL ANOS...

Ponto II
Que vergonha!

Gebalis promove concerto de Toy
Empresa municipal faz propaganda de concerto de apoiante de ex-presidente da câmara
O panfleto estava ontem à tarde a ser ainda distribuído no Bairro do Ourives para o concerto que se realizaria à noite: Toy, promovido pela Gebalis, empresa municipal que gere os bairros sociais. O espectáculo era anunciado para "das 17h00 às 24h00" no Bairro das Salgadas, "entre os lotes 601 e 602".
Com uma fotografia a cores do cantor, o prospecto de propaganda dizia: "A Gebalis, EM convida os moradores dos bairros dos Alfinetes, Salgadas, Marquês de Abrantes, Quinta do Chalé, Condado, Ourives para assistir ao concerto do Toy." E o símbolo oficial da Gebalis surgia no prospecto.

Alguns factos:
- Francisco Ribeiro é presidente da Gebalis e é candidato a vereador na lista do ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues.
- Toy é o autor do hino de campanha de Carmona Rodrigues e tem feito parte de iniciativas de campanha deste candidato.
- A Gebalis é a empresa municipal que gere os bairros sociais da Câmara de Lisboa.
S.J.A., Público (sem link, lamentavelmente)

Ou:

Toy em concerto da Gebalis
A empresa municipal que gere os bairros municipais de Lisboa – Gebalis – afixou cartazes a convidar os moradores dos bairros de Marvila para um concerto, que teve lugar ontem, com o cantor Toy, artista que canta o hino da candidatura de Carmona Rodrigues à Câmara de Lisboa.
Curiosamente, o presidente da Gebalis, Francisco Ribeiro, ocupa o sétimo lugar da lista do candidato independente.
In CM
Curiosamente – diz o jornal !!!!!!!!!!!!!!!?????????? ?????????
...
Leio nos jornais e nem acredito: a Gebalis convida os moradores de uma série de bairros municipais (de cuja gestão está encarregada) para uma festa em que vai cantar o cantor Toy. Parece tudo normal. Mas não é. É mas é uma vergonha.
É que Toy fez o hino da campanha de Carmona Rodrigues há dias. E o presidente da Gebalis é candidato na lista de… Carmona. Impossível deixar passar em claro, acho eu.
Não é uma coincidência. Não é uma curiosidade.
Desculpem, mas é isso mesmo: falta de tudo: pudor, bom-senso, sensatez, bom espírito, boa gestão de imagem. Tudo. Ponto. Estou horrorizado. Isto é digno de Lipari. Mas esse agora está na outra lista, a de Negrão.
Dir-me-á quem lê: «Ainda bem que o fazem às claras. Não escondem». Respondo: «Ainda bem, não, ainda mal que o fazem. Não deviam nem sonhá-lo, quanto mais fazê-lo – seja às claras, seja às escondidas»…
Lamento. Não era necessária tanta... coincidência - mesmo que antes já se tenha feito.
.
Ponto III
Registo nº 1: Vale mais tarde do que nunca
.
PS quer bloquear construção da Administração do Porto
O candidato do PS a presidente da Câmara insurgiu-se hoje contra os projectos da Administração do Porto de Lisboa de construir centros de congressos e comercial, dizendo que esta entidade não pode comportar-se como autarquia «sombra».
«O Porto de Lisboa não pode ser uma Câmara Municipal sombra e tem de ser posto no seu devido lugar» (in DD).
«PS quer bloquear» - eis algo que não faz sentido, sabido como é que a APL responde perante o Governo e que o Governo é PS com maioria absoluta. «O candidato do PS insurgiu-se contra» a APL - eis algo verdadeiramente estranho.
É neste ponto que digo: tanto ano na política, tanto tempo no Governo. A APL é um Estado dentro do Estado. É uma câmara dentro da Câmara. Só ter visto isso agora não é um elogio. Mas é uma constatação. E mais vale tarde do que nunca. Daqui por uns meses falaremos sobre isto, não tenho dúvidas.
Registemos, pois.
.
Ponto IV
Registo nº 2: Daniel de Oliveira armado em bufo
.
Infelizmente, o homem do arrastão foi arrastado pelo turbilhão de bufaria alimentado pelo Governo ou pelo menos por delegados do Governo em estruturas regionais da Administração Central. Os casos lamentáveis de um professor no Norte, um caso num centro de Saúde também no Norte são já muito conhecidos.
Agora temos aqui um mesmo à porta: Daniel de Oliveira. O jornal 'Público' noticiou algo sobre assessores de Sá Fernandes. E como é que reage o menino DO? Junta-se ao rol dos bufos e escreve lá, no seu sítio do BE uma coisa que nunca pensei possível: uma denúncia. Está lá isto, com as palavras todas: «Vários funcionários do grupo parlamentar do PCP na Assembleia Municipal estão a fazer a campanha do PCP».
Em primeiro lugar, isto é totalmente falso. É uma vergonhosa mentira.
Em segundo lugar: o senhor DO não tem mesmo vergonha na cara para se meter por um caminho destes, digno dos bufos do antigamente?
Que mais irei ainda ler nesta campanha??

6 comentários:

melga meiguinha disse...

Quem faz a campanha de Ruben, quem conduz os carros e participa durante a semana nas acções do candidato, nas horas normais de trabalho?

Sejamos honestos, todas as candidaturas têm cidadãos da sua confiança que meteram nas Camaras Municipais, têm assessores, que utilizam durantes as campanhas, e o PCP não é excepção.

Se o Daniel disse o que disse certamente tem provas,se não tem não é bufo é mentiroso, o que não acredito.

Mas julgo que O PCP teria outros motivos para estar preocupado.

O Marcelo quase afirmou que Costa -Carmona-Ruben podem fazer uma aliança para governarem a Camara.

Isto sim é muito grave, será que Ruben aceitará pelouros ao lado de Carmona Rodrigues, isso deveria merecer um rápido desmentido.

Outro assunto importante é a questão Salgado-Portela-Judice-Marques Mendes, como irá acabar.

Por ultimo a Gebalis.

Já tinha sido noticia quando Negrão acusou Ruben de oportunismo politico , por defender uma coisa quando era vereador e outra como candidato.

Agora temos as acusações do TOY e do espectaculo comprado pela Gebalis e a acusação a Lipari que se diz meteu dezenas de militantes do PSD nesta empresa Municipal,

Isto sim são questões relevantes, as pessoas que participam ou não na campanha são meros fait-divers.....

Anónimo disse...

PS

Segundo esse tal de Ribeiro, um cavalheiro da administração da Gebalis está na lista do PSD e tem utilizado os mais diversos expedientes para não pôr lá os pés e continuar a receber.


Decididamente, isto está entregue à bicharada.

José Carlos Mendes disse...

D.O. não pode ter «provas» de uma coisa que não existe. Mas aí seria só mentiroso. Isto é pior. O primeiro bufo (PIDE) que me denunciou na Faculdade não estava a mentir: eu era mesmo do «contra».

Quem acompanha as iniciativas da CDU meteu férias, como sempre. Há pessoas assim. E isso é bom. É um princípio. (para não falar de terceiros, falo de mim: tenho carta branca em matéria de horários, como é sabido por muita gente. Mas evito a todo o custo ir às iniciativas «em horas de serviço». É um princípio).

Marcelo nestas coisas passa-se (e está muito nervoso com o seu PSD e com razão). A CDU já deixou claras as condições do seu acordo: com programas, projectos, políticas com que concorde. «Tout le reste est faiblesse», como diria o Poeta!
Essa paranóia de uma «vaquinha» com Carmona, então essa é de caixão à cova. Não aconteceu antes das ilegalidades... É que só à conta da CDU correm nos tribunais nada menos do que oito processos administrativos e processos-crime.

Mas estou calejado: o pessoal tem uma imaginação prodigiosa - e Marcelo, nesta área, não é excepção. Ele que continua a insinuar que a CDU só elege um vereador... Teima em não sair daí. Nem as sondagens que ler, mesmo sabendo-se como penalizam sempre a CDU: é histórico, como se sabe.

José Carlos Mendes disse...

Corrijo:

Marcelo... «nem as sondagens quer (quer) ler...»

Anónimo disse...

Sr Jose Carlos Mendes, penso que faz confusão entre bufo e mentiroso.

O deputado do PS Ricardo Sampaio de Braga chamou bufo a um funcionario que denunciou as maningâncias que se passam nos serviços de Saude, parece que o visado era um militante da CDU,não disse que era mentira, chamou-lhe bufo, por ele ter denunciado.

Aliás se sabe o que eram os bufos da Pide, eles nunca se enganavam, e por isso muita gente penou por causa desses canalhas.

Ao chamar Bufo e não mentiroso ao Daniel Oliveira o sr. Mendes implicitamente, reconhece a VERDADE daquilo que ele disse, se não chamava-lhe mentiroso.

Mas o fundo da questão , é que só o sr Mendes acredita naquilo que escreve, o PCP como todos os partidos parlamentares, há muito que deixou de ter militantes dispostos a tirarem quinze dias de férias para fazerem campanha, e por isso socorre-se do pessoal que nas Camaras no Parlamento , pode estar disponivel.

Mas nada disto tem especial relevancia.

Relevancia politica têm as insinuações de aliança de Ruben com Carmona e essas deveriam ser DESMENTIDAS pela candidatura, e ainda não o foram.

Relevancia tem o ultimato do Judice ao Marques Mendes, pois poderemos estar na presença de um caso com contornos muito graves.

Salgado é só o numero dois da campanha de Costa, a obstinação de Socrates em dizer que existe um estudo que inviabiliza a Portela+1 , estudo que ninguem até agora viu, poderá dar algum crédito ás acusações de Marques Mendes.

Por isso vamos aos casos que realmente têm relevancia politica Sr. Mendes, e deixemo-nos de fait-divers para consumo interno.

José Carlos Mendes disse...

Dahaha!!
Ok.
Já percebi tudo.