sábado, maio 24, 2008

O Rossio e o seu acrescento




Em Fevereiro deste ano, o Paulo Ferrero colocou estas fotografias no Cidadania LX. Como referiu, "desde essa altura [10 anos (DEZ!) sobre o términus das obras no Rossio],que ninguém faz nada em relação ao erro grosseiro que o Metro se permitiu fazer em plena placa central, ao conceber a grelha do seu poço de ventilação (cuja localização é, no mínimo, curiosa) com um desnível de vários centímetros de altura.
Na altura, também, abriu-se uma pequena discussão entre a CML e o Metro, que, à boa maneira lusitana, não deu em nada pelo que ambas as partes nada fizeram para repor a dignidade ao Rossio. Há cerca de 4-5 anos o custo da operação de correcção da grelha andava em 150 mil €."
Parece que a "intervenção" veio para ficar, pois lá está o desnível transformado em banco corrido, como um acrescento bizzarro que desvirtua e fere a originalidade de um dos locais mais emblemáticos da cidade.
Imaginam um desnível semelhante a meia dúzia de passos da Fonte dos Quatro Rios na Piazza Navona ou gente a comer gelados num banco de cimento corrido ao lado da Barcaccia na Piazza di Spagna? Até o Bernini havia de dar voltas na campa!
Num país onde as leis crescem como cogumelos, não se arranja uma que obrigue, a quem de direito, a repor na Praça a sua traça original? Somos de facto muito pouco exigentes com o nosso património.
(ISABEL G)

Fotografia Arquivo Fotográfico: Praça Dom Pedro IV-Data(s):[ant. 1919]

1 comentário:

Anónimo disse...

Absolutamente de acordo! Ainda ontem lá torci um pé...

Jorge Ferreira