quinta-feira, janeiro 10, 2008

APL vai ser osso duro de roer...

Essa é a conclusão do que ouvi ontem na conferência que a Sociedade de Geografia de Lisboa organizou em torno do presente e futuro do Porto de Lisboa, leia-se APL, que é disso que se trata. Pelo seu representante máximo, ouviram-se coisas curiosas como:

'É fantástico como de um boneco se fez tanta manobra política'.
'O terminal em Alfama é para ir avante'.
'Tenho vergonha quando os passageiros de cruzeiros deluxo chegam a Lisboa e ficam horas no SEF dos terminais de Alcântara e Cde. Óbidos'.
'Os contentores são a nossa maior preocupação'.
'Faço mea culpa do estado calamitoso dos ancoradouros de barcos tradicionais, em Alcochete, etc.'.
'A APL gere uma ínfima parte da frente ribeirinha, descontado o território de pura actividade portuária'

e, na assistência, ainda houve tempo para ouvir um ex-funcionário da APL dizer que 'ninguém espera que nos locais de actividade portuária haja pessoas a passear o seu cãozinho'.

Muito mais interessante foi, isso sim, ouvir um senhor de idade avançada comentar que 'a hora era de low cost e que também o era para os navios de cruzeiro' pelo que não percebia como era possível que se quisesse inflaccionar em muitos milhares de contos a presença de navios de cruzeiro em Alfama, onde será gasta mais de 1h em manobras de atracagem; quando o que os turistas o que visitam em Lisboa é a zona a ocidente - Museu Arte Antiga-Coches-Belém-etc. e ... além do mais, havia o perigo iminente de acidentes entre cacilheiros e cruzeiros ... recordou, até, que o único acidente que ocorreu até hoje foi exactamente com um cacilheiro, por causa das constantes idas e vindas de cacilheiros.

Enfim... até ao fim do ano haverá mais batalhas, pois já se percebeu que não só vai haver mais episódios da novela 'terminal de cruzeiros', como se prepara já uma novela para o terminal fluvial Sul Sudeste.

Não cheguei a perceber foi porque tem direito a APL a arrendar terrenos para a construção dos edifícios da AESM ou o OET, no Cais do Sodré; ou porque patrocina a construção de hotéis e centros comerciais. A APL tem que se metida nos eixos, e isso vai custar MUITO, pois está mal habituada ... está habituada a legislação do séc.XIX.