"CRIL não respeita critérios de segurança -JN
O traçado do troço Buraca-Pontinha da CRIL não respeita um único critério técnico de segurança e a obra devia ser cancelada para que o projecto fosse refeito, conclui um relatório do Observatório de Segurança de Estradas e Cidades.
"O presente traçado do IC17 em construção não verifica um único critério técnico de segurança", conclui o relatório, ontem divulgado pela Lusa. Segundo os técnicos que elaboraram o documento, "impõe-se o cancelamento da execução da presente empreitada para que seja executado um projecto que garanta as condições obrigatórias de segurança para os utentes da estrada que se pretende construir".
De acordo com o documento do OSEC, uma organização não-governamental, "na estrada em construção, a redução forçada de velocidade nas entradas (...) provocaria uma diferença de velocidades da ordem dos 50 a 65 quilómetros/hora, o que está associado a níveis inadmissíveis de sinistralidade".
O facto de as "violações graves" aos critérios de segurança se concentrarem nas zonas de curva "potencia níveis de risco proibido em que se colocam os utentes da estrada, sem que estes tenham noção do perigo", lê-se no documento. O OSEC considera que "para corrigir os defeitos do traçado" não basta afixar sinalização a limitar a velocidade de circulação naquela via, um acto que considera "nulo", "sem valor jurídico" e que continua a ser susceptível de "responsabilização criminal por parte dos técnicos e políticos que promoveram a construção" desta via.
Qualquer outra medida para reduzir a velocidade de circulação (colocação de radares ou semáforos com limite de velocidade, por exemplo), "irá sempre provocar uma grande redução de velocidade a montante e a jusante deste lanço do IC17 em construção".
No documento, o Observatório defende o cancelamento da execução da presente empreitada para que seja elaborado "um projecto que garanta as condições obrigatórias de segurança para os utentes da estrada que se pretende construir".
O troço final da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), que deverá ficar concluído até final de 2009, ligará o nó da Buraca ao da Pontinha e este à rotunda de Benfica, numa extensão aproximada de 4,5 quilómetros. A adjudicação da obra fixou-se em cerca de 110 milhões de euros e tem sido contestada pelos moradores da zona.
Ontem, os moradores do Bairro de Santa Cruz de Benfica entregaram no Parlamento mais de 4000 assinaturas recolhidas na petição em que mostram total desacordo com o projecto adjudicado para o troço final da CRIL. "
*
Petição à Assembleia da República Portuguesa
"Por uma CRIL Segura que respeite o Ambiente e as Populações"
O traçado do troço Buraca-Pontinha da CRIL não respeita um único critério técnico de segurança e a obra devia ser cancelada para que o projecto fosse refeito, conclui um relatório do Observatório de Segurança de Estradas e Cidades.
"O presente traçado do IC17 em construção não verifica um único critério técnico de segurança", conclui o relatório, ontem divulgado pela Lusa. Segundo os técnicos que elaboraram o documento, "impõe-se o cancelamento da execução da presente empreitada para que seja executado um projecto que garanta as condições obrigatórias de segurança para os utentes da estrada que se pretende construir".
De acordo com o documento do OSEC, uma organização não-governamental, "na estrada em construção, a redução forçada de velocidade nas entradas (...) provocaria uma diferença de velocidades da ordem dos 50 a 65 quilómetros/hora, o que está associado a níveis inadmissíveis de sinistralidade".
O facto de as "violações graves" aos critérios de segurança se concentrarem nas zonas de curva "potencia níveis de risco proibido em que se colocam os utentes da estrada, sem que estes tenham noção do perigo", lê-se no documento. O OSEC considera que "para corrigir os defeitos do traçado" não basta afixar sinalização a limitar a velocidade de circulação naquela via, um acto que considera "nulo", "sem valor jurídico" e que continua a ser susceptível de "responsabilização criminal por parte dos técnicos e políticos que promoveram a construção" desta via.
Qualquer outra medida para reduzir a velocidade de circulação (colocação de radares ou semáforos com limite de velocidade, por exemplo), "irá sempre provocar uma grande redução de velocidade a montante e a jusante deste lanço do IC17 em construção".
No documento, o Observatório defende o cancelamento da execução da presente empreitada para que seja elaborado "um projecto que garanta as condições obrigatórias de segurança para os utentes da estrada que se pretende construir".
O troço final da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), que deverá ficar concluído até final de 2009, ligará o nó da Buraca ao da Pontinha e este à rotunda de Benfica, numa extensão aproximada de 4,5 quilómetros. A adjudicação da obra fixou-se em cerca de 110 milhões de euros e tem sido contestada pelos moradores da zona.
Ontem, os moradores do Bairro de Santa Cruz de Benfica entregaram no Parlamento mais de 4000 assinaturas recolhidas na petição em que mostram total desacordo com o projecto adjudicado para o troço final da CRIL. "
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Petição à Assembleia da República Portuguesa
"Por uma CRIL Segura que respeite o Ambiente e as Populações"
1 comentário:
Não haverá também "responsabilidade criminal", ou apenas vergonha na cara, para tanta bojarda e tanto disparate continuamente oriundos desta ridícula instituição de opereta que dá pelo patético nome de O. S. E. C.?
Já não há pachorra, SAFA!
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