terça-feira, março 27, 2007

Parece perseguição ao Vereador Prôa, mas não é!


«Hoje de manhã estive com outros moradores na Rua Victor Hugo onde observámos a empresa VISABEIRA a instalar novos candeeiros (...) Os candeeiros de 1948 foram simplesmente marcados para abate com uma cruz vermelha. Segundo os funcionários da VISABEIRA, a CML deu ontem ordens para retomar a empreitada (...), não recebemos até hoje qualquer resposta ou esclarecimento.»

O candeeiro da direita é designado por"ALVALADE" pois foi especialmente concebido em 1940 para a zona de Alvalade planeada por Faria da Costa, o nosso primeiro urbanista moderno. A consola em ferro forjado é um modelo da própria CML de 1950. Com esta empreitada foram já instalados 7 consolas novas iguais ao candeeiro da esquerda.


E esta é uma foto da nova consola de iluminação pública - verdadeira "maravilha do design contemporâneo" que a CML defende para Lisboa! .. que já foi instalada em bairros como CAMPO DE OURIQUE, ESTRELA, ALCÂNTARA, ETC!!!!


O curioso é que na vizinha freguesia de Arroios a CML fez recentemente o restauro deste tipo de consola, com instalação de nova luminária (Avenida Manuel da Maia e Avenida Rovisco Pais). Porquê esta empreitada de abate?

Certo é que o Vereador António Prôa não percebeu que a questão não é da Avenida de Madrid mas sim do futuro desta tipologia de candeeiros modernistas! O retomar da empreitada na Rua Victor Hugo só vem provar que:

- ou ninguém percebeu o motivo do protesto;
- ou estão a ceder ao lóbi dos candeeiros de metal.

Foto e info de FJ

5 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Hum... Candeeiro designado por ALVALADE?!

Não será ALLvalade?

Anónimo disse...

A Estrela e a Lapa com aquelas consolas? É melhor denunciar este problema à Procuradora Geral da Republica. O desempenho da Divisão de Iluminação Pública da CML parece ser merecedor de investigação. As fotos denunciam grandes contradições. Isto cheira a esturro...

Paulo Ferrero disse...

Concordo. O endereço é: sindicanciaCML@pgr.pt.

Anónimo disse...

ALL THAT'S JAZZ!

-e pq a Câmara (ou este blog!) lançar um concurso de design de equipamento, que (re)invente alternativas (capazes) à 'luminária lisboeta'?

AB

Anónimo disse...

Estou chocado! Os novos candeeiros são o retrato perfeito da lei do menor esforço! É um crime! Lisboa, quem te viu e quem te vê...