«Hoje de manhã estive com outros moradores na Rua Victor Hugo onde observámos a empresa VISABEIRA a instalar novos candeeiros (...) Os candeeiros de 1948 foram simplesmente marcados para abate com uma cruz vermelha. Segundo os funcionários da VISABEIRA, a CML deu ontem ordens para retomar a empreitada (...), não recebemos até hoje qualquer resposta ou esclarecimento.»
O candeeiro da direita é designado por"ALVALADE" pois foi especialmente concebido em 1940 para a zona de Alvalade planeada por Faria da Costa, o nosso primeiro urbanista moderno. A consola em ferro forjado é um modelo da própria CML de 1950. Com esta empreitada foram já instalados 7 consolas novas iguais ao candeeiro da esquerda.
E esta é uma foto da nova consola de iluminação pública - verdadeira "maravilha do design contemporâneo" que a CML defende para Lisboa! .. que já foi instalada em bairros como CAMPO DE OURIQUE, ESTRELA, ALCÂNTARA, ETC!!!!
O curioso é que na vizinha freguesia de Arroios a CML fez recentemente o restauro deste tipo de consola, com instalação de nova luminária (Avenida Manuel da Maia e Avenida Rovisco Pais). Porquê esta empreitada de abate?
Certo é que o Vereador António Prôa não percebeu que a questão não é da Avenida de Madrid mas sim do futuro desta tipologia de candeeiros modernistas! O retomar da empreitada na Rua Victor Hugo só vem provar que:
- ou ninguém percebeu o motivo do protesto;
- ou estão a ceder ao lóbi dos candeeiros de metal.
5 comentários:
Hum... Candeeiro designado por ALVALADE?!
Não será ALLvalade?
A Estrela e a Lapa com aquelas consolas? É melhor denunciar este problema à Procuradora Geral da Republica. O desempenho da Divisão de Iluminação Pública da CML parece ser merecedor de investigação. As fotos denunciam grandes contradições. Isto cheira a esturro...
Concordo. O endereço é: sindicanciaCML@pgr.pt.
ALL THAT'S JAZZ!
-e pq a Câmara (ou este blog!) lançar um concurso de design de equipamento, que (re)invente alternativas (capazes) à 'luminária lisboeta'?
AB
Estou chocado! Os novos candeeiros são o retrato perfeito da lei do menor esforço! É um crime! Lisboa, quem te viu e quem te vê...
Enviar um comentário