sexta-feira, abril 04, 2008

"António Costa admite que Lisboa "negociou mal" a CRIL"

"António Costa admite que Lisboa "negociou mal" a CRIL -Catarina Prelhaz -PUBLICO-4.4.08

Presidente da Câmara reconhece que Lisboa saiu a perder com o novo troço da Circular Interna, mas também diz que solução
é "assunto morto"

"A Amadora negociou bem a CRIL, Lisboa negociou mal." O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, fala mais alto do que alguma vez o fez numa reunião descentralizada do executivo. Dedilha com o olhar os 150 moradores de Benfica que enchem o auditório Carlos Paredes às 23h30 de quarta-feira, um dia, de resto, em que a autarquia esteve em reunião durante 14 horas. Contando com a assistência da sala contígua (onde as palavras do presidente chegam pelo vídeo), são mais de 250 pessoas, sentadas nas cadeiras, nos degraus, de pé, ao colo, espalmadas contra o palco e contra as portas.
O cocktail de gritos, palavrões, punhos cerrados e interrupções parou. A multidão está pela primeira vez silenciosa, expectante. O projecto do novo troço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL) que liga a Buraca à Pontinha decepa-lhes um bairro (Santa Cruz) com quase quatro mil pessoas. Além do mais, a comissão de moradores acaba de ver rejeitada a acção popular que interpôs no Tribunal Administrativo para tentar impedir que a nova estrada siga em frente, apoderando-se de cerca de 50 casas. Tudo porque o projecto prevê oito vias de rodagem, 310 metros de troço em túnel a céu aberto em Benfica e ainda a construção completa do nó da Damaia, enquanto a Declaração de Impacte Ambiental impõe que sejam feitas apenas seis vias, um túnel fechado e metade do nó.
"Quando tomámos posse, um dos assuntos que levámos ao ministro das Obras Públicas foi a CRIL, com esperança de ser possível melhorar o traçado no concelho", explica António Costa, acrescentando que a solução "não é a melhor". "Vimos logo que era um assunto morto." "Mas, presidente, o aeroporto também era um assunto morto", ironiza um morador. "Pois", António Costa responde e encolhe os ombros, "e não sei se não era melhor como estava."
"Infelizmente a câmara não pode fazer nada senão resolver problemas práticos como os do realojamento nas reuniões semanais que mantém com o Instituto de Estradas. Prefiro que não me aplaudam do que para o ano me chamem aldrabão. O Ambiente é que tem os meios para actuar, por isso que actue."
"Boas" notícias
Se o caso CRIL fez meia dúzia de moradores de Benfica perderem as estribeiras, um deles chegando mesmo a tentar saltar para o palco para enfrentar António Costa, houve quem saísse satisfeito com as notícias apresentadas pelo executivo na reunião descentralizada da CML.
"Todas as árvores de Lisboa vão ser intervencionadas até Junho de 2009: todas as podas, substituições e arranques de cepos estarão feitos até lá", prometeu o vereador Sá Fernandes. Por outro lado, garantiu, os cinco hectares do Parque Silva Porto (Mata de Benfica) vão ser "um espaço com mais pessoas e mais vida" ainda em 2009. A Câmara vai proceder à reabilitação da cafetaria, à integração da mata na zona envolvente mediante a criação de corredores para bicicletas e à colocação de iluminação. A piscina abandonada dará lugar a um espaço desportivo, recreativo ou cultural.
O problema do estacionamento também deverá conhecer desenvolvimentos. Segundo o vereador Marcos Perestrello, a autarquia está a estudar o ordenamento dos estacionamentos em várias partes da cidade e as ruas de Benfica não são excepção. Mas o projecto mais significativo, ainda em estudo em conjunto com a Empresa Municipal de Estacionamento (EMEL), é a construção de parques em que os residentes possam arrendar os lugares e, ao fim de algum tempo, adquiri-los. Porém, disse o autarca, o projecto não é para já, dado que apenas seria possível mediante empréstimo, o que nem a câmara nem a EMEL podem fazer, sob pena de excederem os limites legais de endividamento.
A nova bibioteca municipal da freguesia, inicialmente prevista para o antigo quartel dos bombeiros, imóvel igualmente cedido pela autarquia aos serviços sociais do Regimento de Sapadores Bombeiros, é que já é uma certeza. "Vamos procurar localizações alternativas para ambos e chegar a uma solução", prometeu António Costa. Por sua vez, a piscina de Benfica, ainda inactiva, será reabilitada no Verão e deverá estar a funcionar até ao fim do ano.
Quem também saiu com novidades da reunião foi o Clube Futebol Benfica que ouviu o executivo assegurar que irá desbloquear a construção de uma piscina, um pavilhão polidesportivo, três ginásios, dois campos de jogos ao ar livre e um parque de estacionamento.
Por resolver continuarão ainda os problemas de trânsito (a insegurança rodoviária junto à Estação de Benfica e os cruzamentos que são "autênticas ratoeiras"), a falta de passadeiras, os jardins que são "grandes WC caninos" ("sr. presidente, não queremos WC tão grandes para os fiéis amigos"), a insegurança e sobretudo a ausência de estacionamentos ("põem pilaretes de 35 euros por tudo quanto é sítio, até em frente a uma árvore, vá-se lá saber com medo que alguém ponha o carro lá em cima").
Já a reabilitação do Bairro da Boavista e o plano de pormenor da zona envolvente do mercado de Benfica estão ainda a ser revistos pela câmara. Sorte diferente tem o bairro do Calhariz de Benfica, que ainda este ano deverá ser alvo de um programa de reabilitação de devolutos. "
(ISABEL G)

Sem comentários: