quarta-feira, abril 09, 2008

Passo palavra:

Ajude a evitar a destruição de árvores, plantas e morte de pássaros





*** MUITO URGENTE - PROTESTE / COLABORE ***
Ajude a evitar a destruição de espaços verdes, corte de árvores e a morte de dezenas de pássaros bebés e em nidificação

Precisa-se de mais voluntários, ornitólogos e especialistas em transplantes de árvores. É muito importante a ajuda de cidadãos, advogados e associações para impedir esta tragédia. Leia mais abaixo para saber o que pode fazer para ajudar. Poderá igualmente ir ao local para buscar plantas para sua casa/terreno.

Fotografias: http://web-album.eco-gaia.net/thumbnails.php?album=33
Vídeo do local: http://www.youtube.com/watch?v=ry-g0LKQIBg


Durante a próxima semana, mais espaços verdes serão devastados e mais árvores e pássaros serão mortos.


SAIBA MAIS NOVIDADES SOBRE A SITUAÇÃO EM:
http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php/topic,795.0.html
(Logo que possível apresentaremos mais fotografias e vídeos)



ÚLTIMAS NOVIDADES:

A InfoNature.Org ( www.portugal.infonature.org ) vem por este meio anunciar algumas das novidades sobre o que tem acontecido nestes últimos dias, numa zona de Benfica onde alguns espaços verdes, hortas e árvores de grande porte que estão a ser destruídas, para se fazer uma grande estrada que é desnecessária que só favorece os interesses económicos.

Estivemos nos últimos dias no local, a monitorizar os trabalhos das máquinas, tentar conseguir provas de algumas ilegalidades, como o caso dos ninhos de pássaros e do abate de grandes árvores, para além de assinalar árvores e outras plantas que se podem tentar transplantar para novos terrenos. Há provas claras que algumas das árvores têm ninhos de pássaros que ainda estão em ovo ou são pássaros bebés, o que tudo indica que a obra será uma ilegalidade só neste aspecto, embora existam ainda outros a verificar.

Neste momento, e com a ajuda de outras ONGs como o GAIA e a Verdes Anos, conseguimos salvar um número bastante grande de pequenas árvores e outras plantas, a maioria que já foi levada para vários locais em Lisboa. Existem algumas ONGs e entidades que foram já fazer um levantamento dos ninhos e da questão das árvores de grande porte, para se verificar em pormenor a legalidade da situação.

Estranhamente, os operários que estão a trabalhar nas obras, apesar de não quererem parar de forma alguma, foram muito cooperativos no sentido de terem ajudado a transplantar e transportar algumas das árvores mais pequenas, e terem tido o cuidado de não destruir outras plantas que estavam assinaladas. Suspeita-se que isto se deve à questão de a empresa "Estradas de Portugal" ter dado ordens para os mesmos para cooperarem, o que leva à suspeita que a empresa quer tentar evitar uma maior contestação à obra, para que não antagonizar as associações que estão a tentar proteger as plantas e os pássaros, de forma a evitar que se investigue mais fundo e se descubra possíveis ilegalidades na obra (para além das que já temos conhecimento), evitando assim atrair maior atenção dos média e uma possível paragem da obra devido a essas mesmas possíveis ilegalidades.

Neste momento grande parte das hortas já foi destruída, muitas árvores mais pequenas foram arrasadas, e nos próximos dias as máquinas irão avançar para outras zonas daquele espaço, onde existem mais hortas e várias dezenas de árvores de grande porte que serão abatidas e nos quais muitos pássaros irão igualmente morrer, apesar de haver fortes suspeitas de a obra não ter tido um estudo de impacto ambiental sério, e mais uma vez, aqui apresentar outra possível ilegalidade. Para além das questões ambientais, muitas pessoas locais foram e serão igualmente afectadas com toda esta situação, e de formas variadas.

Ainda falta fazer bastantes coisas e é preciso a ajuda de todas as pessoas que queiram contribuir para ajudar a minimizar os problemas ambientais e sociais que esta obra traz.

Daremos mais novidades nos próximos dias.
Contamos com a sua ajuda para ajudar a salvar o mais possível as plantas, árvores e pássaros da zona.



IMPORTANTE - O QUE PODE FAZER PARA AJUDAR:

PRECISAMOS DA SUA AJUDA: Gostávamos de saber se têm interesse em apoiar-nos nesta acção. Precisamos de mais voluntários para vários trabalhos. Procurámos pessoas conhecedoras dos trâmites desta obra (para as questões legais e sociais) e especialistas no transplante de árvores em particular e de zonas verdes em geral, para além de ornitólogos. Desde já agradecidos por toda a ajuda que possam dar.

PROTESTE: Todas as pessoas poderão contactar a Câmara Municipal de Lisboa para protestar contra esta situação: Tel: 213 227 000 - Fax: 213 227 008 - E-mail: geral@cm-lisboa.pt .

Local a ser destruído: Perto das portas de Benfica, na calçada do Tojal, antes da estrada dos salgados. (O estaleiro das obras fica perto da estação de metro de Alfornelos. O engenheiro responsável por esta fase da obra, chama-se Pedro Quintas).

Contactos dos cidadãos voluntários:
Raquel Leitão - 967968992 ... Lanka Horstink - 919852781


SAIBA MAIS NOVIDADES SOBRE A SITUAÇÃO EM:
http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php/topic,795.0.html

Sem comentários: