sábado, abril 19, 2008

É pena que não faça um desconto pelos incómodos que nos faz passar


TGV: Calatrava garante que "fará todos os possíveis" para "corrigir" falhas da Gare do Oriente
Lisboa, 17 Abr (Lusa) - O arquitecto espanhol Santiago Calatrava, que ficará responsável pelo projecto de ampliação da Estação do Oriente, garantiu hoje que "fará todos os possíveis" para "corrigir" as falhas que a infra-estrutura apresenta actualmente.
"Uma das coisas que me alegra em poder voltar a intervir é tentar corrigir as coisas que eu não fiz bem no início", afirmou Santiago Calatrava, em declarações à margem de assinatura do contrato para a expansão e adaptação à alta velocidade ferroviária da Estação do Oriente.
"Numa estação que está longitudinalmente aberta é evidente que as correntes de ar sejam marcantes", afirmou Calatrava, quando confrontado com o facto de os utentes da estação se queixarem de estarem expostos ao vento, ao frio e à chuva.
"Eu segui esquemas funcionais, pensando que os passageiros, nos momentos de mau tempo, permaneceriam nas salas de espera, localizadas na parte inferior da estação, enquanto na parte superior, aberta, procurei exaltar a beleza da luz em Lisboa e a vista para o Tejo", justificou.
O arquitecto, responsável pelo projecto original da estação, inaugurando aquando da Expo98, disse que tentará acabar com as correntes de ar e "melhorar os corredores de acesso às salas de espera, para que as pessoas vejam esta estação como um aeroporto, aproximando-se do avião apenas na hora da partida". (...)
**
SOBRE A GARE DO ORIENTE, um texto que escrevi aqui e outro de Francisco José Viegas.



Um video da Gare do Oriente sem chuva e sem vento
Música: 1º andamento (Allegro) do Concerto para Cravo e Cordas, em Lá Maior, do grande compositor português Carlos Seixas, numa interpretação da Orquestra Barroca Norueguesa, dirigida, a partir do Cravo, por Ketil Haugsand.

(ISABEL G)

3 comentários:

Anónimo disse...

"Eu segui esquemas funcionais, pensando que os passageiros, nos momentos de mau tempo, permaneceriam nas salas de espera"

Bem...este tipo não bate mesmo bem a bola e, tem ainda o descaramento de tocar no "funcional" !???
Aeroporto (?)....mas o homem está
mesmo mal da cabeça. Não seria melhor para todos, um bilhetinho de ida para Espanha..?

JA

Carlos Medina Ribeiro disse...

«Uma das coisas que me alegra em poder voltar a intervir é tentar corrigir as coisas que eu não fiz bem no início»

Comentário:

«Há certos gestores que são muito bons a resolver os problemas que eles próprios criam»

Anónimo disse...

O que me parece mais bizarro no meio disto tudo é que se não houvesses planos para TGVs e outros grandes arrojos em nome da modernidade e do progresso, haveriamos de gramar esta estupidez de estação toda a vida.
Será que foi preciso isto para que as "instituições" pensem na segurança e na comodidade dos cidadãos?
O arquitecto alega que é uma "instalação única". Pois pode ser. Ele que faça projectos únicos na cozinha ou na casa banho de casa dele , mas não ande a criar bizarrias por esse mundo fora, bizarrias que custam caro ao Estado e aos desgraçados que pagam impostos para serem mal servidos.

ISABEL
Carmo e Trindade